Carta de Serviços

Segunda via da Fatura
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Atendimento ao público.

Emissão de 2ª via da fatura da conta de água.

Descarga de Água
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: DOM.

Descarga de água na rede ou no cavalete do imóvel para limpeza de água com coloração turva ou cheiro incomum.

Processo Certidão de data
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Diretoria Comercial.

Quando o interessado solicita alguma informação sobre a data de execução de algum serviço ou alteração cadastral na matrícula do imóvel.

Certidão negativa positiva de rede
Categoria: Atendimento Pessoa Jurídica
Setor responsável: Atendimento Empresarial

Certidão que atesta se o local em frente ao endereço requerido possui rede de água e/ou rede de coleta de esgoto sob a responsabilidade do SAAE.

Aprovação de fossas sépticas
Categoria: Atendimento Pessoa Jurídica
Setor responsável: Atendimento empresarial e Unidade de Planejamentos e Obras.

Aprovação de projeto de sistema de tratamento de esgoto individual composto por fossa séptica, filtro anaeróbio e sumidouro para imóveis localizados em locais não contemplados por rede coletora de esgoto pública.

Meios de solicitação
Vistorias em Geral
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Diretoria Comercial / DPO / DOM.

Quando o interessado deseja orientação quanto a mudança de padrão, verificação quanto a categoria/economia do imóvel, verificação de possível irregularidade no hidrômetro.

Vazamentos de Água e/ou Esgoto
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: DOM.

Quando o interessado deseja manutenção em seu cavalete, na caixa de inspeção, na calçada ou na rua devido a vazamentos de água e/ou esgoto.

Alteração de Endereço
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Atendimento

Descrição do Serviço:

Procedimento destinado para cadastramento de entrega da fatura em endereço alternativo ou fora do município, previsto no Regulamento Geral no Artigo 51.

Verificação de Água Suja
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: DTAE.

Análise da água que chega no cavalete devido coloração turva ou cheiro incomum.

Compra de Água para retirar
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: DOM - (Diretoria de Operações e Manutenção).

Retirada de água potável na Estação de Captação de Água do SAAE.

Corte Provisório de Água no Cavalete
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Diretoria Comercial - UAAC (unidade de análise e avaliação de consumo)

Corte provisório na ligação de água.

Alteração do número do imóvel
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Atendimento.

Alteração do número da residência.

Falta de Água
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: DOM (Departamento de Operações e Manutenção).

Abastecimento irregular ou interrompido sem que haja o corte no fornecimento.

Fiscalização de Ligações Clandestinas (Água e Esgoto)
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: DPO - Unidade de perdas

Quando há suspeita de ligações irregulares de água ou despejo de esgoto em via pública ou córregos.

Análise de Água
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: DTAE

O kit de análises realizadas pelo SAAE a terceiros é composto dos seguintes parâmetros: cor aparente, pH, turbidez, condutividade, sólidos totais dissolvidos, cloro residual livre, alcalinidade, alumínio, ferro total, manganês, dureza total,  fluoreto,  além dos exames biológicos: Contagem Padrão de Bactérias, Coliformes totais e Escherichia coli.

A análise é feita somente das fontes: Poço, cisternas, nascentes, lagos e águas tratadas de forma particular.

Estudo para ligação de água e esgoto
Categoria: Atendimento Pessoa Jurídica
Setor responsável: Atendimento Empresarial, Planejamento e Projetos.

Estudo da ligação de água para empreendimentos, determinando-se os ramais de água e esgoto, bem como cavalete de entrada de água. 

Até 08 economias ( incluso área comum. Ex : torneira de jardim ). Não é individualização.

Geralmente exigido nos casos em que a ligação será para atender casos diferentes da ligação normal para residência.

Ex.: Posto de gasolina, Indústria, Condomínios, Edifícios...

Meios de solicitação
Parcelamentos extra judiciais
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Atendimento ao Cidadão

Parcelamento de dívida cadastrada como dívida ativa

Processo de Revisão de Conta por vazamento
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Diretoria Comercial.

Quando o interessado deseja solicitar revisão na conta, por motivo de vazamento oculto nas instalações.

Atendimento Empresarial
Categoria: Atendimento Pessoa Jurídica
Setor responsável: Atendimento Empresarial

Através do Atendimento Empresarial, a prestação de serviço voltada para o desenvolvimento da cidade será ainda mais ágil e eficiente.

Atendimento personalizado do SAAE Jacareí às empresas e profissionais liberais.

As solicitações de serviços, consultas aos processos e envios de documentos poderão ocorrer de forma online ou presencial via agendamento, por meio do site.

Religação Empreendimento
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Atendimento.

Destinada a solicitação da primeira religação de um imóvel após a entrega das chaves pela construtora.

Certidão de Diretrizes
Categoria: Atendimento Pessoa Jurídica
Setor responsável: Atendimento Empresarial, Planejamento e Obras

Diretrizes são as exigências necessárias para implantação de novos empreendimentos (loteamentos, condomínios, indústrias, estabelecimentos comerciais etc.) quanto aos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário para interligação ao sistema do SAAE Jacareí. 

Esta certidão possui validade de 2 anos.

Ligação de Esgoto
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: DPO.

Quando o interessado solicitar ligação nova de esgoto para seu imóvel (quando já há ligação de água no imóvel).

Processo de Transferência de débitos
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Atendimento.

Para solicitar a transferência do débito que não corresponde ao seu período de consumo. 

Religação de Água Cortada
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Atendimento.

Quando o interessado solicitar religação no abastecimento de imóvel com água cortada.

Ligação Nova de Água e Esgoto
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: DPO.

Quando o interessado solicitar ligação nova de água e esgoto para seu imóvel.

Atendimentos diversos
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Setor de atendimento ao cidadão

Atendimento ao público em geral.

Limpeza de Fossa
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Atendimento e DOM (Diretoria de operações e manutenção)

Desobstrução da Fossa Séptica.

Alteração de Nome/titularidade
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Atendimento.

Alteração da titularidade da conta mensal de água e esgoto. 

Meios de solicitação
Processo de Revisão de Conta por acúmulo de leitura
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Diretoria Comercial.

Quando não for possível efetuar a leitura, por motivos de avaria no hidrômetro, ou por outros, que a impossibilitem, a cobrança será feita com base na média de consumo verificada nos 06 (seis) últimos meses. Desta forma, a conta emitida poderá apresentar consumo acumulado em razão da impossibilidade de sua execução em meses anteriores.

Processo para Análise de consumo e do Hidrômetro
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: Diretoria Comercial.

Quando o interessado solicita a revisão de contas por consumos elevados.

Contrato de Individualização - Condomínio
Categoria: Atendimento Pessoa Jurídica
Setor responsável: Atendimento Empresarial

Contrato que estabelece as diretrizes, obrigações e normativas quanto à individualização dos hidrômetros para leitura de água dos empreendimentos.

Certidão Negativa/Positiva de Débito
Categoria: Atendimento Pessoa Jurídica
Setor responsável: Atendimento cidadão

Processo de Certidão Negativa / Positiva de Débito - Certidão que atesta se o imóvel possui débito ou está em dia quanto ao pagamento junto ao SAAE . 

Aprovação de Projetos de Empreendimentos
Categoria: Atendimento Pessoa Jurídica
Setor responsável: Atendimento Empresarial

Este procedimento visa orientar o usuário quanto à solicitação de aprovação de projetos para empreendimentos. 

Para a obtenção das informações o usuário deverá, primeiramente, observar:  

Os projetos executivos de sistemas de abastecimento de água e/ou coleta de esgotos entregues pelo empreendedor deverão ser elaborados seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e normas e orientações técnicas do SAAE.  

Após a aprovação e formalização, o processo deverá atender aos requisitos estabelecidos pelo SAAE para a INSPEÇÃO e DOAÇÃO dos sistemas caso o SAAE venha operar os sistemas de abastecimento de água e/ou coleta de esgotamento sanitário.  

As licenças e autorizações para a execução da obra deverão ser obtidas pelo empreendedor nos órgãos específicos para atender às legislações ou outras especificações ao custo do empreendedor.  

Em casos de empreendimentos com características condominiais, não compete ao SAAE analisar os projetos de suas obras internas. 

Mudança de Cavalete para Caixa Padrão de Hidrômetro (CPH)
Categoria: Atendimento Pessoa Física
Setor responsável: DPO.

Quando o interessado solicitar alteração do padrão de sua ligação de cavalete no chão, para caixa padrão de hidrômetro (CPH) no muro.