Carta de Serviços

Saúde
Hospital Municipal São José
Categoria: Saúde
Setor responsável: Direção Clínica e Administrativa

O Hospital Municipal São José está localizado na Rua Cel. Francisco Lopes, nº 63 e é parte integrante da Saúde Pública, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive domiciliar.

Consulta Médica (atenção primária)
Categoria: Saúde
Setor responsável: Setor de Agendamento e distribuição de senhas existente nas UBSs

A atenção Primária constitui-se no primeiro e principal nível de atenção. Trata-se da porta de entrada no sistema de saúde. Se identifica por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange:

• a promoção e a proteção da saúde;

• a prevenção de agravos;

• o diagnóstico;

• o tratamento;

• a reabilitação;

• a redução de danos;

• a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades. 

Transporte de pacientes
Categoria: Saúde
Setor responsável: Setor de Agendamento

é o serviço de transporte de pessoas programado para realizar procedimentos de caráter não urgente e não emergencial para outras localidades ou para outras regionais de saúde. O atendimento eletivo não requer assistência médica dentro de um reduzido espaço de tempo. Essa modalidade de transporte é voltada ao usuário que demanda serviços de saúde que não apresenta risco à vida ou necessidade de recursos assistenciais durante o deslocamento. Deve ser realizada por veículos tipo lotação tais como micro-ônibus, vans ou veículos de passeio.

Farmácia Pública Municipal
Categoria: Saúde
Setor responsável: Farmácia Municipal

O farmacêutico é o responsável por realizar todos os procedimentos da farmácia pública municipal, desde seleção, programação, aquisição, distribuição, armazenamento e dispensação do medicamento. A seleção de medicamentos tem como objetivo o acesso a medicamentos eficazes, seguros e direcionados a doenças mais prevalentes, promovendo o uso racional e ganhos econômicos para racionalização dos custos de tratamento e trabalhando constantemente na construção do REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais).