Farmácia Pública Municipal

O que é

O farmacêutico é o responsável por realizar todos os procedimentos da farmácia pública municipal, desde seleção, programação, aquisição, distribuição, armazenamento e dispensação do medicamento. A seleção de medicamentos tem como objetivo o acesso a medicamentos eficazes, seguros e direcionados a doenças mais prevalentes, promovendo o uso racional e ganhos econômicos para racionalização dos custos de tratamento e trabalhando constantemente na construção do REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais).

Quem pode solicitar

cidadão comum

Setor responsável

Farmácia Municipal

Horário de atendimento

7 as 17 h

Requisitos e/ou documentação exigidos

Receita médica, Cartão SUS, documentos pessoais

Como solicitar

Por meio de receituário médico assinado e carimbado pelo profissional devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina, além de documentos pessoais necessários quando se tratar de medicamentos de uso especial

Tempo estimado de espera

conforme estoque disponível

Previsão de prazo para execução o serviço

conforme estoque disponível

Forma de prestação do serviço e/ou etapas do serviço

O usuário é atendido conforme ordem de chegada. Em seguida é solicitado ao paciente a entrega da receita prescrita pelo médico. Após, os medicamentos são separados e realizados a conferência. A dispensação é feita de acordo com a quantidade mais próxima à prescrita, sendo possível a abertura de caixas. O farmacêutico é responsável pela avaliação farmacêutica do receituário e somente será aviada/dispensada a receita que: estiver escrita a tinta, em Língua Portuguesa, com letras claras e legíveis, observada a nomenclatura oficial dos medicamentos e o sistema de pesos e medidas oficiais do Brasil. A datilografia ou impressão por computador é aceitável, contiver a forma farmacêutica, posologia, apresentação, método de administração e duração do tratamento; Contiver a data e a assinatura do profissional, endereço do consultório e o número de inscrição no respectivo Conselho Profissional. A prescrição deve ser assinada claramente e acompanhada do carimbo, permitindo identificar o profissional em caso de necessidade. A prescrição não deve conter rasuras e emendas. Na receita é verificado se consta o nome do médico, o CRM e o endereço deste, da instituição com nome e endereço, e a identificação da gráfica que fez a impressão do receituário. 

Valores e/ou taxas do serviço
gratuito
Dê sua opinião sobre este serviço! Sua opinião é muito importante para nós! Nos ajude a melhor a qualidade referente à este serviço, enviando sua opinião.