Carta de Serviços

Saúde
Estratégia de Saúde da Família
Categoria: Saúde
Setor responsável: Diretoria Municipal de Saúde

De acordo com os preceitos do SUS, as ESF devem reorganizar a Atenção Básica no País, levando o trabalho multidisciplinar na área de sua abrangência, dessa forma conhecendo a realidade e necessidade da população residente, buscando favorecer a aproximação da unidade de saúde com as famílias, promover o acesso aos serviços, possibilitar o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários.

Tem como diretrizes a integralidade e a equidade da atenção, a coordenação e longitudinalidade do cuidado das famílias e das pessoas sob sua responsabilidade.  

A equipe para o atendimento é composta por Médicos, Enfermeiros, Técnicos ou Auxiliares de Enfermagem e ACS (Agentes Comunitários de Saúde).

Atendimento Odontológico
Categoria: Saúde
Setor responsável: Diretoria Municipal de Saúde

Serviço inserido na Rede Pública de Saúde que visa a prevenção, tratamento e restabelecimento da saúde bucal das pessoas nas mais diversas faixas etárias, respeitando as prioridades, sendo sua demanda controlada por agendamento, além da assistência de urgência e Emergência.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
Categoria: Saúde
Setor responsável: Diretoria Municipal de Saúde

O CAPS é uma unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental Grave e Persistente, oferece atendimento interdisciplinar, composto por uma equipe multiprofissional que reúne Enfermeiro, Técnico ou Auxiliar de Enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, entre outros, além de equipe de apoio como auxiliares de limpeza. 

Consultas Especializadas
Categoria: Saúde
Setor responsável: Diretoria Municipal de Saúde

As consultas de especialidade ambulatorial visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e, em algumas vezes, utilização de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento.

Atendimento nas Unidade Básica de Saúde (UBS)
Categoria: Saúde
Setor responsável: Diretoria Municipal de Saúde

As Unidades Básicas de Saúde, assim como as ESF, tem por objetivo a assistência na Atenção Primária.

A diferença entre a UBS e a ESF é que a Unidade Básica de Saúde atende toda a população de um bairro, independente de quantas pessoas possam residir nesse bairro. A Estratégia de Saúde da Família por sua vez poderá ter cadastradas 3.000 pessoas e conta também com os agentes comunitários de saúde.

Assistência Farmacêutica
Categoria: Saúde
Setor responsável: Diretoria Muncipal de Saúde

A assistência farmacêutica no SUS reúne um conjunto de ações voltadas à promoção, à proteção e à recuperação da saúde por meio do acesso a medicamentos e do seu uso racional e seguro. São 03 farmácias instaladas dentro das 03 unidades básicas de saúde do município e uma farmácia especializada, instalada no CAPS.

Vigilância Sanitária
Categoria: Saúde
Setor responsável: Diretoria Municipal de Saúde

A Vigilância Sanitária é responsável pelo cadastramento dos processos, concessão/renovação de licença de funcionamento de estabelecimentos de interesse à Saúde, avaliação de riscos, atendimento a denúncias/reclamações, inspeção sanitária, orientações, arquivamento, sanções.

Vigilância Epidemiológica
Categoria: Saúde
Setor responsável: Diretoria Municipal de Saúde

A Vigilância Epidemiológica é responsável pelas ações tanto de controle de Doenças Transmissíveis e de Agravos e Doenças não Transmissíveis. As ações realizadas são coleta, processamento, análise e interpretação de dados epidemiológicos; recomendação das medidas de prevenção e controle apropriados, promoção das ações de prevenção e controle indicados, avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas, divulgação de informações pertinentes, campanhas e ações, tais como campanhas de vacinação e de prevenção a doenças como tuberculose, hanseníase, hepatites, HIV/AIDS, monitoramento, capacitação dos profissionais nas áreas correlatas.

Santa Casa de Misericórdia
Categoria: Saúde
Setor responsável: Administração da Santa Casa de Misericórdia

Trata-se de entidade filantrópica, atende pacientes que necessitem de internação hospitalar para tratamento, de todos seus atendimentos aproximadamente 90% são usuários do SUS.  Por se tratar de uma instituição particular, a mesma não pertence a Administração Pública, tendo na própria entidade seu setor de administração.

Pronto Atendimento
Categoria: Saúde
Setor responsável: Administração da Santa Casa de Misericórdia

Trata-se da unidade que atende casos de urgência e emergência no município, todos os casos que necessitem de intervenção imediata são encaminhados para esta unidade. O Pronto Atendimento não pertence a Administração Pública, sua administração é realizada pela Santa Casa de Misericórdia, portanto tem seu próprio setor de administração.

Agendamento
Categoria: Saúde
Setor responsável: Diretoria Municipal de Saúde

"Setor responsável por receber encaminhamentos para instituições de Atenção Secundária e Terciária dentro do âmbito da saúde.

Os encaminhamentos são recebidos e inseridos em sistema estadual que, através da Central de Regulação de Vagas do Estado, fará a busca do prestador para a necessidade do usuário.

Cabe ressaltar que este serviço não fornece vagas, ele é o elo entre o usuário do SUS e a Central de Regulação, dependendo a cessão de vagas de disponibilidade no próprio hospital de referência."
 

Transporte Sanitário
Categoria: Saúde
Setor responsável: Diretoria Municipal de Saúde / Setor de Transportes

O transporte sanitário é entendido como aquele destinado ao deslocamento programado de pessoas para realizar procedimentos de caráter eletivo, regulados e agendados, sem urgência, em situações programadas, no próprio município de residência ou em outro município nas regiões de saúde de referência, ou seja, as vans, ônibus, carros e ambulâncias. 

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU
Categoria: Saúde
Setor responsável: Diretoria Municipal de Saúde

"O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.

Este serviço deve ser acionado em situações de urgência e emergência, devendo os casos de rotina serem direcionados a Ambulância Tipo A através do telefone 156."