Equipe de Proteção Social Especial – PSE

O que é

A Equipe de Proteção Social Especial é formada por uma Equipe mínima composta por um assistente social e um psicólogo, destinada a atender famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação trabalho infantil, entre outras. A qual realiza atendimento de Alta e Média complexidade.

            Proteção Social Especial de Média Complexidade destina-se ao atendimento às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares não foram rompidos. Requerem maior estruturação técnico-operacional e atenção especializada e individualizada com um acompanhamento sistemático e monitorado.

            Proteção Social Especial de Alta Complexidade garantem proteção integral – moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e, ou, em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e, ou, comunitário.

Quem pode solicitar

Pessoas que estão em situação de risco pessoal e social ou tiveram seus direitos violados, tais como:

  • Crianças e adolescentes em situação de trabalho;
  • Adolescentes em medidas socioeducativas;
  • Crianças e adolescentes em situação de abuso e/ou exploração sexual;
  • Crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, idosos, migrantes, usuários de substâncias psicoativas e outros indivíduos em situação de abandono;
  • Famílias com presença de formas de negligência, maus tratos e violência, entre outros.
Horário de atendimento

Imediato

Requisitos e/ou documentação exigidos

Documentos pessoais.

Como solicitar

A Equipe de Proteção Social Especial oferta acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida.

            O atendimento é prestado em uma sala anexa ao CRAS, ou pelo deslocamento da equipes em territórios e domicílios, e os serviços devem funcionar em estreita articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Tutelar e outras Organizações de Defesa de Direitos, com os demais serviços socioassistenciais e de outras políticas públicas, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.

            Endereço: Rua Osvaldo Ribeiro, 218 – Jardim Padre Ivo. Douradina – PR, CEP: 87.485-000

Tempo estimado de espera

Imediato

Forma de prestação do serviço e/ou etapas do serviço

- Acolhida;

-Orientação;

-Acompanhamento individual ou familiar;

- Visitas domiciliares;

-Encaminhamentos quando necessário;

Dê sua opinião sobre este serviço! Sua opinião é muito importante para nós! Nos ajude a melhor a qualidade referente à este serviço, enviando sua opinião.